PROJETOS
E PROGRAMAS
Programa Saberes e Escolhas
Orientação Profissional: uma jornada em busca da melhor escolha
A primeira abordagem tem como foco trabalhar com adolescentes de escolas públicas que estão finalizando o Ensino Médio, para que busquem suas aptidões. O objetivo desta abordagem é proporcionar ao indivíduo a reflexão de si em relação a escolha profissional, por meio da mobilização reflexiva, da decisão autônoma, do aprofundamento, esclarecimento de aspectos internos (aptidões, valores, expectativas e conflitos) e aspectos externos (mercado de trabalho, ofertas de cursos técnicos, universitários e a realidade profissional).
O programa será conduzido por psicólogos qualificados e realizado em grupo, podendo ser adaptado às possíveis demandas da Instituição de Ensino. Seu funcionamento ocorrerá no estabelecimento escolar e horários a serem definidos. Consiste em encontros, com a participação dos orientandos e, em alguns momentos, de seus responsáveis.
A segunda abordagem também faz parte do Programa Caminhos e Escolhas, contudo, possui um enfoque direcionado a adolescentes de instituições de acolhimento. O objetivo desta abordagem, além de oportunizar a esses adolescentes terem acesso a orientação profissional, também norteia esses jovens para que façam uma escolha e decisão mais autônoma, com assertividade, baseada em seus gostos, habilidades e aptidões. Ademais, visa possibilitar um maior grau de autoconhecimento para identificação de talentos e interesses.
Ao atingir a maioridade, os jovens deixam as instituições de acolhimento e a maioria possui poucas perspectivas para inserção no mercado de trabalho, sendo assim, podem ter dificuldades em autogerenciar financeiramente e emocionalmente suas vidas. Pensando nessa situação, é importante que haja um trabalho anterior com esses adolescentes enquanto ainda estão nas unidades de acolhimento, como forma de inseri-los no mercado de trabalho e melhor direcioná-los com suas qualificações e talentos pessoais. Bem como, possibilitar que tenham um norte e uma identidade.
Junto ao processo de orientação profissional, esta abordagem proporciona um trabalho em grupo com oficinas que possibilitam avaliar os tipos de competências: linguística, lógico-matemática, naturalista, intrapessoal, interpessoal, espacial, corporal-cinestésica e musical.